Conheça a Educação Humanizada
O QUE É:
A Humanus - rede de Educação Humanizada é um projeto de formação de professores e gestores da educação cujo objetivo é promover a construção de um processo educativo centrado no fator humano. Assim, a rede Humanus oferece treinamentos e workshops nos quais trabalha as metodologias e práticas de educação humanizada.
SOBRE A EDUCAÇÃO HUMANIZADA:
No ano de 1999, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou o relatório “Educação: um tesouro a descobrir”, no qual apresenta os quatro pilares para a educação no novo milênio: aprender a ser, aprender a viver, aprender a conviver e aprender a aprender. Nesse relatório, os autores desenvolvem algumas problemáticas em torno da educação, com uma discussão situada no limiar entre o global e o local ou, como preferem alguns sociólogos, trata-se de uma discussão glocal.
De acordo com a UNESCO, as instituições de ensino formal e não formal devem se preocupar, a partir de agora, com a construção de sujeitos sociais capazes de:
a) descobrir e explorar as suas próprias forças e potencialidades (aprender a ser);
b) alcançar os seus próprios meios de subsistência e construção da dignidade humana (aprender a viver);
c) desenvolver o senso de respeito, empatia, alteridade e consciência social (aprender a conviver);
d) e, por fim, em conjunto com o ensino formal, construir e utilizar com autonomia as suas próprias ferramentas, práticas e conteúdos de aprendizado (aprender a aprender).
Pensando nessa demanda tão importante quanto urgente, a Humanus desenvolveu a Educação Humanizada, uma metodologia mista que consiste em aliar as ferramentas e práticas pedagógicas mais inovadoras aos métodos de desenvolvimento humano capazes de construir os cidadãos e cidadãs que o século XXI demandará no decurso dos tempos.
Nesse sentido, entende-se por Educação Humanizada qualquer processo que, colocando a pessoa humana como epicentro do percurso de ensino-aprendizagem, resgate a essência de cada agente educacional, privilegiando o desenvolvimento e a criatividade humana enquanto ferramentas para a construção de soluções, oportunidades e conexões que nenhuma outra tecnologia seria capaz de oferecer.